universidades em Portugal

Universidades Em Portugal

A procura de universidades em Portugal por estudantes brasileiros tem aumentado a cada ano e há alguns fatores que podem estar contribuindo para este fenômeno, neste texto pretendemos apresentar alguns deles e também falar sobre:

Os cursos de excelência nas universidades em Portugal;

Boas universidades em Portugal;

  • O idioma;
  • Custo de vida em Portugal;
  • A migração para estudar em uma universidade em Portugal.
  • Vamos à leitura porque depois vai ser a hora de fazer as malas.
  • Como fazer mestrado em Portugal: https://vaidebolsa.com.br/mestrado-em-portugal/

Fatores Para Que Brasileiros Busquem As Universidades Em Portugal

Boas Universidades Em Portugal

No ranking das melhores universidades do mundo nós não temos nenhuma universidade brasileira entre as cem melhores, a melhor universidade nossa é a USP (Universidade de São Paulo) que ocupa o posto de número 117 no ranking mundial.

E porque estou explicando isto, porque um dos fatores para que você vá estudar em uma das universidades em Portugal pode ser a qualidade.

Dentre as 500 melhores universidades do mundo 4 estão lá, isto é bastante se analisarmos que o país tem apenas nove milhões de habitantes em um território menor que a maioria dos estados brasileiros.

Estas universidades em Portugal que estão no ranking das 500 melhores são:

  • Universidade de Coimbra (uma das universidades mais antigas do mundo);

Enem na Universidade de Coimbra: saiba como ingressar https://vaidebolsa.com.br/enem-na-universidade-de-coimbra/

universidades em Portugal
  • Universidade do Porto,
  • Universidade de Lisboa e;
  • Universidade Nova Lisboa.

A lista das melhores universidades em Portugal você pode conferir aqui, no site também tem dicas sobre migração e outros assuntos relacionados com a vida em Portugal.

O idioma

Outro fator muito relevante para os brasileiros é o idioma, mas vale a pena ficar atento porque apesar de termos o mesmo idioma há muitas diferenças entre o português brasileiro e o português de Portugal.

Isso acontece porque no Brasil nós tivemos muita influência de outros idiomas nativos da América Latina, como o tupi-guarani e outras variantes e também de idiomas africanos, criando um vocabulário que só nós temos e por mais que pareça muito fácil notar estas diferenças há coisas que falam de um modo em Portugal que pode gerar confusão no entendimento do seu curso, então vale a pena estudar.

Para quem quer ler mais sobre estas diferenças deixo o link de uma matéria da Revista Super Interessante.

Cursos De Excelência Nas Universidades Em Portugal

Há três áreas que tem sido reconhecida mundialmente pela produção científica em Portugal:

  • O direito;
  • A sociologia e;
  • As novas tecnologias.

Na área do direito é importante você ficar atento se o curso que você está fazendo vai ser útil para você caso atue profissionalmente fora de Portugal, para quem ainda não definiu onde vai morar depois da faculdade.

Os cursos de direito internacional, direitos humanos e outros como dos mares são os mais interessantes, porque não vai te limitar de atuar nem no Brasil, nem em Portugal e tampouco se você decidir em outro país.

Na sociologia, Portugal tem várias das melhores universidades do mundo, ficando atrás em pesquisas somente da França , berço das ciências sociais e dos Estados Unidos, que formou muitos sociólogos influentes nas escolas de Detroit e Chicago.

Nas novas tecnologias, o desenvolvimento foi acontecendo porque Portugal é um país bastante informatizado, mesmo se comparado com países europeus e para conseguir isto desenvolveu muitas tecnologias e precisou formar bons profissionais.

Custo de vida em Portugal

É bom ficar atento que apesar de não ser um país rico Portugal tem como moeda o euro, o que com a crise econômica brasileira vem tornando a cada dia o custo de vida no país mais alto.

Outra questão a considerar é que as universidades cobram mensalidades e estas também estão em euros, no custo ainda tem que acrescentar os trâmites migratórios e a validação de documentos lá.

Apesar de nossos certificados e diplomas terem o mesmo idioma é necessário que se faça uma validação que pode ser tramitada diretamente pelas universidades, mas que tem custo.

Também aconselho por na ponta do lápis o custo com voos para ida e volta do Brasil a Portugal com uma periodicidade que seja acordada entre familiares e estudantes.

Quanto às mensalidades há formas de conseguir bolsas, cada universidade tem seu próprio programa, e em algumas os melhores alunos obviamente chegam a ter 100% de bolsa nas mensalidades e um valor de ajuda de custo.

Este valor não é suficiente para se manter e comprar os materiais de estudo, mas dá para comprar toda a comida, os gastos com transporte e as contas da casa.

A Universidade de Lisboa, por exemplo, tem um programa que disponibiliza 800 euros por mês que fazendo o câmbio pode parecer suficiente para mais do que estou dizendo, mas com os gastos lá sendo em euros não vai passar muito disto o que você pode fazer com esta ajuda de custo.

universidades em Portugal

A Migração Para Estudar Em Uma Universidade Em Portugal

Pelo acordo com a União Europeia nós não precisamos de visto para entrar em Portugal, mas para morar você vai precisar ter o visto de estudante, quando entramos como turista temos 90 dias para tramitar o visto de estudante e não tendo nada de errado e a documentação pessoal e de estudos completo é muito difícil que seja negado.

Agora se você gostou é arrumar as malas, os livros e embarcar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *